Como se planejar financeiramente com poucos rendimentos
Controle de fluxo, renda extra e investir são recomendações
Se você acredita que planejamento financeiro é coisa para quem ganha muito dinheiro, está enganado! Você pode e deve apostar no planejamento financeiro seja você o estagiário ou o CEO da empresa, afinal no mundo contemporâneo todos temos muitas metas financeiras e o quanto antes começarmos a nos organizar para alcançá-las, maiores as chances de sucesso.
Como sempre ressaltamos, planejamento e consciência financeira são básicos para uma vida mais saudável e com metas possíveis. E caso imprevistos aconteçam, a MetLife está aqui para oferecer a segurança que você precisa através de nosso seguro de Consultoria de Proteção Financeira.
O planejamento financeiro começa da mesma forma para quem tem muitos ou poucos rendimentos: controle de orçamento e gastos, viver dentro do seu padrão orçamentário, criar um fundo de reserva e investir.
Controle de orçamento
Mapeie os poucos rendimentos que entram e o quanto você tem de custos mensalmente. Hoje em dia, aplicativos bastante intuitivos te ajudam a rastrear tudinho. Viva dentro do padrão que seu orçamento permite e: nada de cheque especial e uso de crédito compulsivo!
Tenha uma meta
Mesmo com poucos recursos financeiros, você provavelmente tem uma meta, seja ela comprar um carro, fazer um curso, viajar, abrir seu próprio negócio, mudar de casa, quitar uma dívida ou infinitos outros objetivos. Foque nessa meta e se prepare para a jornada em direção à ela.
Procure uma renda extra
Se o seu trabalho tem horário flexível ou trabalha meio período e ele te proporciona tempo livre, aproveite para dedicar esse tempo a alguma outra atividade que possa te trazer renda. Essa renda extra pode inclusive se destinar exclusivamente a porcentagem que você vai poupar e investir mensalmente.
Poupe
Não use todo o seu salário para seu custo de vida (destine 55% para isso), poupe nem que seja de 5% a 10% para a previdência privada e um fundo de reserva. E faça esse dinheiro render.
Investir é para todos
Invista proporcionalmente aos seus rendimentos. Separe uma parcela da sua renda (seja a renda extra ou a porcentagem indicada do seu salário). Especialistas recomendam a quem tem pouco dinheiro para investir, que o façam no Tesouro Direto.
Tags: