Como incentivar as crianças a escovarem os dentes
É muito importante que os pais criem uma rotina para os cuidados com a higiene bucal dos filhos
É bem comum os pais terem uma certa dificuldade em criar uma rotina para os cuidados com a higiene bucal dos filhos. Mas por que? Crianças pequenas ainda estão tomando consciência sobre a importância dos hábitos de higiene, então, é bem comum não darem tanta importância assim e, além disso, geralmente a hora de executar essas simples tarefas significa interromper uma brincadeira.
Assim como os adultos, os pequenos também podem ter dentes careados; não é porque o dente é de leite e vai cair que ele não requer os mesmos cuidados que os dentes permanentes. Doces, balas, refeições antes de dormir e até mesmo o leite materno pode ser um dos causadores da cárie.
Um artigo publicado pela Associação Brasileira de Odontopediatria explica que a cárie pode aparecer desde o nascimento do primeiro dente de leite, aos 6 meses de idade. O último levantamento do Ministério da Saúde sobre a saúde bucal no Brasil apontou um número expressivo de crianças com cárie: 1,8 milhão.
E como mudar essa situação?
Abaixo, separamos algumas dicas para transformar a birra em escovar os dentes num hábito:
Escolha uma escova adequada
Veja informações nas embalagens sobre cerdas e tamanho de cabeça. A criança pode escolher a cor e motivo. Super-herói, bichinho, tudo é válido.
Comece dando o exemplo
Crianças adoram imitar os pais e repetir os movimentos e exemplos é uma forma de aprender. “Vamos escovar os dentes juntos?”, frases simples que sugerem interação são um bom incentivo.
Conte histórias
Você pode inventar uma história para explicar porque é importante escovar os dentes todo dia. Só não vale colocar medo na criança. :)
Crie brincadeiras
Você pode apelidar os movimentos de escovação com nomes divertidos como (circular), trenzinho (vai e vem) e vassourinha (de cima para baixo e de baixo para cima). Vale cantar músicas também; algumas foram criadas especialmente para este momento.
Crie uma rotina
Tenha horários fixos; criar uma rotina torna mais fácil as crianças se acostumarem com a tarefa.
Monte um cardápio saudável
Não abuse dos doces, balas. Procure oferecer uma alimentação balanceada.
Você sabia que existe um profissional especializado em odontologia infantil?
A partir do nascimento do primeiro dentinho é hora de levar seu filho ao nosso amigo Odontopediatra, o profisisonal responsável por cuidar da saúde bucal das crianças.
Tags: