Saúde bucal na gravidez: importante para a mamãe e para o bebê
Problemas como a gengivite chegam a atingir até 70% das gestantes. Saiba como garantir uma boca saudável nesta fase tão especial
Depois da alegria pela descoberta da gravidez, é hora de procurar um obstetra e começar a cuidar ainda mais da saúde.
As futuras mamães fazem exames periódicos, cortam maus hábitos e adotam dietas saudáveis. Um detalhe, porém, nem sempre é lembrado pelas gestantes: a saúde bucal. Por essa razão a incidência de gengivite entre mulheres grávidas pode chegar a 70%, segundo o portal Sempre Materna. O aumento da produção de alguns hormônios também influencia no aparecimento de inflamações da gengiva.
Nós, da MetLife, consideramos a gravidez uma fase muito especial e queremos o melhor para a saúde das mamães e dos bebês. Por isso vamos tirar dúvidas e listar alguns cuidados que você deve ter nesta etapa tão importante da sua vida.
Em que fase da gestação é recomendável procurar o dentista?
Se você está planejando engravidar, marque logo uma consulta para descobrir como está a saúde dos seus dentes e das gengivas.
Se já está grávida, é recomendável que procure um profissional entre quarto e o sexto mês de gestação, já que radiografias, anestésicos, medicamentos contra a dor e alguns antibióticos não são recomendados no primeiro trimestre.
A consulta de prevenção é a mais indicada, mas fique atenta! Se perceber alguma alteração nas gengivas como inchaço, dores ou sangramentos, procure o dentista imediatamente. Segundo especialistas, gestantes portadoras de problemas na gengiva apresentam um risco maior de darem à luz bebês prematuros e abaixo do peso.
Existem tratamentos odontológicos específicos para gestantes?
O atendimento odontológico para as futuras mamães é muito parecido com o convencional. No entanto, é indispensável que você avise ao dentista que está grávida para que ele adote as precauções necessárias, como evitar o uso de substância vasoconstritora (que contrai os vasos sanguíneos e pode aumentar a pressão arterial) junto com a anestesia.
“O ideal é fazer o acompanhamento dentário e os tratamentos necessários antes da gravidez, mas, se durante a gestação for necessário ir ao dentista, não há problema”, disse ao portal Bebê.com a ginecologista, obstetra e especialista em saúde da mulher Denise Coimbra.
Quais são os principais cuidados que a gestante deve adotar?
Agora que você já sabe que a gengivite pode afetar a saúde do bebê, tenha cuidado redobrado com a escovação. Usar fio dental regularmente e fazer bochechos com solução de água e bicarbonato de sódio também podem ajudar.
Além da higiene bucal, cuidar da alimentação é fundamental para garantir dentes e gengivas saudáveis. Tente evitar doces e alimentos ultraprocessados, como enlatados, embutidos, refrigerantes e refrescos em pó, e inclua alimentos integrais, verduras e frutas frescas na alimentação.
A MetLife tem as melhores opções de planos odontológicos do mercado para você e para a sua empresa. Conheça agora, compare e contrate o mais adequado ao seu perfil.