Pessoas com deficiência têm muito a contribuir na sua empresa. Saiba todas as vantagens de contratar um PCD na sua empresa!
Contratar uma PCD torna sua empresa mais inclusiva e traz o olhar de um indivíduo com vivências diferentes para o trabalho, contribuindo ainda mais para a assertividade das entregas do dia a dia.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, o Brasil possui cerca de 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que corresponde a 8,9% da população nacional. Há uma grande oportunidade de crescimento para todos. Entenda como PCDs podem contribuir para o sucesso do seu negócio!
O que é PCD?
Existem cinco tipos diferentes de deficiências que se encaixam em PCDs.
- Deficiência física: como aquelas que geram alteração de força e/ou articulares, nanismo, paralisia cerebral, falta de algum membro e deformidades;
- Deficiência auditiva: perda parcial ou total da audição;
- Deficiência visual: como cegueira, baixa visão e visão monocular;
- Deficiência intelectual: quando o funcionamento intelectual é significantemente inferior à média e traz problemas de comunicação e sociabilização;
- Deficiência múltipla: quando a pessoa tem dois ou mais das deficiências anteriores.
Muitos empregadores pensam que, por uma pessoa ser portadora de uma deficiência, não pode trabalhar ou contribuir positivamente em uma empresa, coisa que torna a busca por um emprego difícil para essa população.
O que é a Lei de contratação PCD?
A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91) foi publicada em 1991 e determina que empresas com 100 funcionários ou mais tenham uma porcentagem de vagas exclusivas para trabalhadores PCD.
Ela funciona da forma que está na tabela abaixo.
Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência | |
---|---|
Número de funcionários | Porcentagem de PCDs |
De 100 a 200 | 2% |
De 201 a 500 | 3% |
De 501 a 1.000 | 4% |
De 1.001 em diante | 5% |
Você pode olhar esta Lei e pensar que terá que contratar uma PCD apenas por obrigação legal, mas saiba que existem diversos benefícios na contratação e que todas elas são capazes de exercer grandes funções nas empresas e ajudar – e muito! - a alavancar seus negócios.
Quais as vantagens de contratar uma PCD?
Contratar uma pessoa com deficiência torna a empresa mais inclusiva, traz novos olhares para o trabalho e ajuda nas futuras recrutações.
Saiba como essas vantagens funcionam!
Torna a empresa mais inclusiva
Quando você oferece um ambiente de trabalho que permita que uma pessoa com deficiência exerça suas funções por completo, todo o seu esforço e rendimento podem impactar positivamente nos resultados.
É como se fosse uma força a mais para que os outros colaboradores possam se espelhar nessas pessoas. Vale ressaltar que o principal objetivo é a inclusão por meio da igualdade de oportunidades, ok?
Traz novos olhares para o trabalho
Uma empresa que contrata pessoas com deficiência é uma boa empresa de todos. A convivência entre indivíduos diferentes torna o ambiente de trabalho mais produtivo e humano, permitindo o crescimento profissional e pessoal de todo mundo.
Pessoas diferentes possuem passados e olhares sobre o mundo diferentes. Por isso, visões distintas sobre um mesmo assunto ajudam a criar soluções mais inovadoras e únicas, além de evitar possíveis erros futuros.
Ajuda nas futuras contratações
Ao contratar, incluir e construir planos de carreira para pessoas com deficiência, você mostra para os colaboradores e para o mercado que sua empresa se importa com todos de forma igualitária e sem preconceitos.
Isso vai ajudar muito em futuras contratações, pois já virão talentos que se identificam com sua empresa e querem participar ativamente na construção de um futuro mais inclusivo para todos.
Agora que você já sabe as vantagens, está na hora de saber como, de fato, contratar uma PCD na sua empresa.
Como contratar uma PCD?
Você pode criar vagas exclusivas para PCD e publicar nos principais sites de procura de emprego, mas também existe a opção de contar com a consultoria de empresas exclusivas neste ramo, como a Hiring ou a Talento Incluir.
Tudo vai depender do porte de sua empresa e do objetivo que tem em mente, só não esqueça de preparar o time e o ambiente de trabalho para que tudo e todos estejam aptos a abraçar os novos funcionários.
Gostou das dicas? Não deixe de conferir os outros artigos do blog para mais dicas como esta. Boa sorte nas suas próximas contratações!