Ao mudar de emprego, você pode fazer a portabilidade do plano de previdência, resgatar o valor disponível, seguir com autopatrocínio ou com o benefício proporcional diferido (BPD).
Um plano de previdência fechada é patrocinado por uma empresa para seus funcionários, ou seja, apenas os trabalhadores ativos podem fazer uso dos benefícios.
Aí, vem a grande questão: o que acontece se você perder o vínculo empregatício com a empresa patrocinadora do plano antes de se aposentar? Saiba tudo o que você precisa fazer nesse momento!
O que fazer com minha previdência privada caso eu mude de emprego?
Primeiro, você precisa decidir os Institutos Legais disponíveis após o seu desligamento. Em outras palavras, você deve escolher o que quer fazer com o seu plano de previdência complementar após o término do vínculo empregatício.
Existem algumas boas opções que podem fazer sentido dependendo do seu momento de vida e objetivos pessoais.
Quais são os Institutos Legais disponíveis na previdência privada?
Autopatrocínio, BPD, resgate e portabilidade são as opções disponíveis para você fazer com sua previdência privada caso mude de emprego. Entenda melhor como elas funcionam!
Autopatrocínio
Você assume o pagamento do valor mensal total de contribuição, inclusive as contribuições que a empresa patrocinadora realizava em seu nome, mais a taxa de administração.
Ao fazer isso, você continua no plano de previdência, garantindo a manutenção dos benefícios descritos no regulamento do plano, além de ter a opção de fazer qualquer uma das demais opções posteriormente.
Benefício Proporcional Diferido (BPD)
Ao optar pelo BPD, você permanece no plano de previdência pagando apenas a taxa de administração, mas deverá aguardar até que sejam atingidas as condições necessárias para solicitar o benefício previsto no regulamento.
Lembrando que essa escolha também não impede que você escolha uma das opções posteriores de resgate ou portabilidade.
Resgate
Você pode fazer o resgate total ou parcial do saldo acumulado em seu plano de previdência, de acordo com as regras do regulamento do plano.
Portabilidade
Nesta opção, você passa parte ou todo o saldo acumulado para que outra entidade de previdência ou seguradora comece a operar os seus planos de benefícios ou previdência.
Após fazer a sua escolha, você deve preencher e enviar o termo de opção pelos institutos legais para a sua entidade de previdência complementar atual.
Prontinho! Agora, você já sabe todas as opções disponíveis sobre o que fazer caso mude de emprego e tenha um plano de previdência fechada complementar. Não deixe de salvar este artigo para voltar sempre que esquecer as opções.