Saúde e Bem-estar

Como prevenir a cárie dentária 

Jan 06, 2024

Sabia que manter uma boa higiene bucal, escovar os dentes após as refeições e visitar um dentista regularmente ajuda a prevenir a cárie? Acompanhe nossas dicas!

A cárie dentária, também conhecida como cárie ou lesão cariosa, é uma doença dental que resulta da desmineralização do esmalte dos dentes devido à ação de ácidos produzidos por bactérias presentes na boca.   

Essa é uma doença que muitos brasileiros conhecem e temem, mas, você sabia que é possível evitar ela com pequenas ações no dia a dia? Continue na leitura para descobrir tudo sobre este tema!  

O que é cárie?

A cárie é uma infecção dos dentes causada por bactérias naturalmente presentes na boca, que se acumulam e formam placas e, aos poucos, vão perfurando o esmalte dos dentes, causando dor e desconforto.  

É importante ressaltar que, muitas vezes, a cárie pode não apresentar sintomas nos estágios iniciais. Por isso, visitas regulares ao dentista são essenciais para fazer a detecção precoce e o tratamento adequado.  

Quais são os sintomas da cárie? 

A dor de dente é o sintoma mais comum da cárie dentária, mas não é o único. Fique atento caso você apresente:  

  • dentes escurecidos;   
  • dor ao comer ou beber;   
  • alimentos retidos na arcada dentária;  
  • sensibilidade dentária;   
  • mau hálito; 
  • e  buracos visíveis nos dentes.    

Por isso, é superimportante que você tome todos os cuidados necessários para prevenir a cárie e não ter nenhum desses sintomas.  

Como prevenir a cárie dentária?

Existem algumas ações muito importantes na prevenção das cáries, como ir ao dentista regularmente, utilizar escovas de dentes macias e diminuir o consumo de alimentos com muito açúcar.  

Conheça todas as dicas de prevenção!  

Vá ao dentista regularmente  

Ir ao dentista, em média, a cada seis meses, é fundamental para a prevenção e identificação precoce de doenças bucais, fazer tratamentos e cuidar da saúde bucal por completo.  

Alguns procedimentos dentários podem ser caros, mas uma boa ideia é contratar um plano odontológico para pagar mais barato e aproveitar todos os tratamentos que você precisar.  

Utilize escova de dentes macia e creme dental com flúor

A escova com cerdas macias é a mais indicada para uma boa higienização dental, pois evita a sensibilidade dentária e não machuca a gengiva.   

O creme dental com flúor também é um importante aliado para a limpeza porque, devido à composição de sua fórmula, oferece proteção extra aos dentes. Já para as crianças, é recomendado usar creme dental com uma concentração menor de flúor.  

Escove os dentes com frequência 

Os dentes devem ser escovados após as principais refeições, e você nunca deve dormir sem escová-los, já que o fluxo salivar é reduzido durante o sono e a boca fica mais seca. Sem a saliva, as chances das bactérias se proliferarem é muito maior!  

Idealmente, troque a escova de dentes a cada três meses. Após esse período, as escovas ficam menos eficientes na remoção de placas bacterianas, podendo causar tártaro, cárie e doenças gengivais.   

Diminua o consumo de alimentos açucarados

Os açúcares, em geral, atuam como um acelerador de crescimento para as bactérias bucais. Quando ingerimos esses nutrientes em excesso e em contato prolongado com os dentes, eles se acumulam e formam a cárie e a placa dentária.

Por isso, o ideal é tentar diminuir ao máximo o consumo de alimentos açucarados, tanto para a sua saúde bucal quanto para a sua saúde por completo! 

Beba bastante água para estimular a produção de saliva.

A saliva atua na limpeza dos dentes e é importante para a manutenção do pH bucal. Além disso, ela é fundamental para prevenir não somente as cáries, mas também outros problemas dentários, já que é a responsável por diminuir a acidez da região.   

Use sempre o fio dental

O fio dental é usado para a remoção de resíduos entre os dentes e complementar a limpeza bucal. Somente ele consegue alcançar lugares onde a escova não consegue, então, não deixe de usar!  

Use o enxaguante bucal

O enxaguante bucal auxilia no tratamento da cárie, gengivite e periodontite, além de prevenir o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e refrescar a boca, eliminando o mau hálito.  

A prevenção da cárie dentária é uma responsabilidade que você deve assumir em todas as fases da vida. Seu sorriso merece esse cuidado! Faça da prevenção uma parte da sua rotina e tenha dentes saudáveis por toda a vida.