A MetLife acredita veementemente na proteção da confidencialidade e da segurança dos seus dados pessoais. Nesta página, você encontrará todos os detalhes sobre como coletamos, recebemos e utilizamos dados pessoais de nossos clientes.
O nosso Aviso de Privacidade contém alguns termos que talvez não sejam imediatamente compreensíveis. Estes termos estão catalogados no Glossário que se encontra ao final do nosso Aviso de Privacidade. Existem também hiperlinks para estes termos quando estes aparecem em azul e sublinhado no texto, exceto os termos dados pessoais e tratamento que, por serem utilizados tão frequentemente, só contém hiperlink nesta seção.
Caso tenha alguma dúvida sobre nosso Aviso de Privacidade ou se precisar de maiores esclarecimentos sobre como tratamos seus dados pessoais, basta entrar em contato conosco:
Encarregado(a) de Proteção de Dados: José Nascentes Coelho Neto
Detalhamos todos seus direitos, com relação aos seus dados pessoais, enquanto cliente da MetLife.
Esteja ciente de que, como potencial cliente da MetLife, uma vez que você nos fornecer dados pessoais para uma eventual contratação de um de nossos produtos ou serviços, seus dados também poderão ser tratados por nós.
Maiores detalhes também poderão ser vistos na seção Os Direitos de Privacidade do Titular dos Dados.
Destacamos, ainda, que seus direitos não são absolutos e estão sujeitos às obrigações impostas pela legislação e regulação aplicáveis.
Você tem o direito de receber informações claras, transparentes e compreensíveis sobre a forma como utilizamos os seus dados pessoais. Todos os detalhes sobre como a MetLife trata seus dados podem ser encontrados neste Aviso de Privacidade.
Para ter a segurança de que a MetLife trata seus dados pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), de nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, é possível solicitar acesso aos mesmos, sejam os que mantemos apenas armazenados, como os que passaram por eventual tratamento.
Para mais informações, consulte Acesso às suas informações.
Caso identifique que seus dados pessoais estão incorretos ou incompletos, é possível altera-los. Saiba como na seção Corrigir as suas informações.
Como titular dos dados, você pode solicitar a exclusão ou remoção dos seus dados pessoais das bases da MetLife. Porém, ressaltamos que, a MetLife conta com o direito de reter os dados caso esteja sujeita às obrigações legais ou regulatórias, inclusive para continuar prestando os serviços contratados.
Para maiores detalhes, consulte a seção Exclusão das informações.
Em determinadas situações, o titular dos dados tem o direito de “bloquear” ou de limitar o tratamento contínuo de suas informações pessoais. Quando o tratamento é limitado, continuamos armazenando as informações, mas não podemos continuar a utilizá-las. Mantemos listas de pessoas que solicitaram a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, a fim de garantir que a limitação está sendo respeitada.
Da mesma forma, o titular poderá solicitar que seus dados sejam anonimizados, bloqueados ou eliminados em caso de tratamento de dados pessoais desnecessários, excessivos ou em violação à legislação aplicável.
Para mais informações, consulte Limitar o tratamento das suas informações.
Você tem o direito de solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial.
Para mais informações, consulte Portabilidade dos seus dados pessoais.
Você tem o direito de revogar o seu consentimento para os tratamentos que têm como embasamento legal o consentimento. Para mais informações, consulte Revogação de consentimento ao tratamento.
Podemos utilizar ferramentas tecnológicas para a tomada de decisões automatizadas relacionadas ao serviço contratado. No caso de seguros, estas ferramentas são utilizadas para a análise de risco com base nas coberturas contratadas e nas informações que nos forneceu, nos ajudando a realizar tomadas de decisões adequadas, podendo, por exemplo, aprovar ou negar automaticamente pedidos com base em fatores predeterminados derivados do cálculo intrínseco à maximização da aceitação de seguros, ou gerar ofertas de conteúdos de marketing de qualquer das empresas da MetLife. Isso significa que poderemos assumir determinados pressupostos sobre produtos em que possa estar interessado e utilizá-los para enviar comunicações de marketing personalizadas e precisas, ou pode se deparar com a negativa de contratação de produtos da MetLife, como, por exemplo, seguros.
Para mais informações ou para solicitar a análise de uma decisão por uma pessoa da nossa equipe, consulte Direitos relacionados com a tomada de decisões automatizadas e a criação de perfis.
Quando mencionado MetLife neste Aviso de Privacidade, nos referimos conjuntamente às seguintes empresas:
- Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A., com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Flórida, 1595, 8º andar, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.102.498/0001-29;
- MetLife Planos Odontológicos Ltda., com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Flórida, 1595, 5º andar, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 03.273.825/0001-78;
- MetLife Administradora de Fundos Multipatrocinados Ltda., com sede na cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, na Rua José Versolato, nº 111, 9º andar, Conjuntos 921/922, Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.416.843/0001-12;
- Multiprev Fundo Múltiplo de Pensão, com sede na cidade de São Bernardo do Campo, Rua José Versolato, nº 111, 9º andar, Conjuntos 921/922, Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 67.846.188/0001-64.
A MetLife exercerá a função de responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais.
Os dados pessoais que tratamos podem incluir, por exemplo, os seguintes elementos:
Tudo que sabemos sobre você foi primordialmente fornecido por você mesmo, no primeiro contato e enquanto permanecer como nosso cliente. Você pode nos fornecer dados pessoais em vários momentos e através de vários canais de comunicação, incluindo telefone, e-mail, formulários presentes em páginas da internet e redes sociais, mensagem de texto, carta postal e presencialmente, por exemplo, quando:
Além disso, poderemos receber os dados pessoais incluídos na seção O que sabemos sobre os titulares dos dados através:
Podemos verificar seus dados pessoais para nos certificarmos de que estão corretos ou então completá-los através de terceiros, incluindo, mas não se limitando a, familiares, empregadores, prestadores de cuidados médicos, agência de classificação de risco de crédito, outras seguradoras, consultores financeiros, outros prestadores de serviços financeiros, órgãos reguladores de relações de consumo, autoridades governamentais, agências reguladoras e agências antifraude. Alguns destes terceiros podem fornecer dados sensíveis sobre você e/ou relatórios relacionados.
Podemos utilizar seus dados pessoais para, por exemplo:
Também podemos utilizar ferramentas tecnológicas para a tomada de decisões automatizadas relacionadas ao serviço contratado. No caso de seguros, estas ferramentas são utilizadas para a análise de risco com base nas coberturas contratadas e nas informações que nos forneceu, nos ajudando a realizar tomadas de decisões adequadas, podendo, por exemplo, aprovar ou negar automaticamente pedidos com base em fatores predeterminados derivados do cálculo intrínseco à maximização da aceitação de seguros, ou gerar ofertas de conteúdos de marketing de qualquer das empresas da MetLife. Isso significa que poderemos assumir determinados pressupostos sobre produtos em que possa estar interessado e utilizá-los para enviar comunicações de marketing personalizadas e precisas, ou pode se deparar com a negativa de contratação de produtos da MetLife, como, por exemplo, seguros. Se a qualquer momento entender que o tratamento automatizado que fizemos dos seus dados não se encontra correto, o titular deve nos contatar pelos meios já citados, para revermos o tratamento que efetuamos. (Consulte “Os seus direitos - Direitos relacionados com a tomada de decisões automatizada e criação de perfis".)
Se necessário, poderemos coletar e/ou receber dados sensíveis, incluindo dados relativos à sua saúde, origem racial ou étnica e dados biométricos.
Esses dados são úteis para desenvolvermos análises que nos permitem oferecer nossos produtos e serviços da melhor forma. Saiba que seu consentimento para tratamento de dados sensíveis será solicitado se formos legalmente obrigados a obtê-lo. Caso não sejamos, o tratamento seguirá nossas obrigações legais e regulatórias já definidas.
Você pode não aceitar o tratamento de dados sensíveis. Mas caso isso aconteça, não estaremos aptos a realizar determinadas análises e tarefas específicas, o que pode resultar, em alguns casos, no cancelamento do produto contratado.
A base jurídica do nosso tratamento de dados pessoais não considerados dados sensíveis dependerá do motivo pelo qual tratamos as suas informações.
Caso contrate um produto ou serviço MetLife, trataremos seus dados para oferecer a melhor solução com base na sua necessidade.
Também podemos tratar seus dados para cumprir as nossas obrigações jurídicas, incluindo no que se refere ao combate à lavagem de dinheiro, prevenção ao terrorismo e sanções para efeitos de verificações, reclamações e investigações ou litígio.
Temos legítimo interesse em tratar os seus dados pessoais para:
Se você nos tiver dado permissão para o fazer, iremos utilizar dados pessoais que nos permitam fornecer informações sobre produtos, ofertas especiais e serviços que possam ser do interesse do mesmo.
Procuraremos sempre obter o consentimento do titular para tratar dados pessoais quando formos juridicamente obrigados a fazê-lo.
Para maiores informações sobre como utilizamos cookies, clique aqui.
Seus dados poderão ser compartilhados com outras empresas do grupo MetLife para:
Seus dados também poderão ser compartilhados com parceiros comerciais ou terceiros que nos ajudam a oferecer nossos produtos e serviços, como:
Quando compartilhamos os seus dados pessoais com terceiros que realizam serviços comerciais por nós, trabalhamos para que tomem medidas adequadas para proteger os seus dados pessoais e que os utilizem apenas para efeitos de prestação desses serviços.
Outros motivos pelos quais podemos compartilhar seus dados incluem:
A segurança e a confidencialidade dos seus dados são de extrema importância para nós. Implementamos medidas de segurança técnica, administrativa e física para:
Quando apropriado, utilizamos encriptação ou outras medidas de segurança que consideramos apropriadas para proteger os seus dados pessoais. Também revemos regularmente os nossos procedimentos de segurança para determinar a necessidade de métodos mais atuais e novas tecnologias adequadas. No entanto, apesar dos nossos esforços, nenhuma medida de segurança é sempre perfeita ou impenetrável.
Você pode receber comunicações de marketing sobre produtos e serviços MetLife, bem como ofertas especiais que acreditamos serem de seu interesse. Caso tenhamos seus e-mail, as comunicações serão enviadas através dele, mas também podemos usar outros métodos, caso tenhamos seu consentimento.
Se você não quiser receber essas comunicações, nossos e-mails contam com a opção de “cancelar subscrição”. Basta selecioná-la. Você também pode entrar em contato por meio do Canal de Atendimento LGPD (clique aqui) e no campo “Qual a sua solicitação?” selecionar a opção “Interrupção de Comunicações de Marketing da MetLife”. Ou ainda, através do 0800-746 3420 (custo de chamada local, disponível das 08h ás 17h, de 2° a 6° feira) para informar que não deseja receber nossas comunicações de marketing.
Podemos transferir os seus dados pessoais para outros países, respeitando a legislação e/ou regulação vigentes.
Quando transferimos dados pessoais ou os compartilhamos com outras entidades no exterior, asseguraremos que todas as partes concordam em protegê-los contra utilização indevida ou divulgação, em conformidade com a legislação e/ou regulação vigentes aplicáveis. As empresas com as quais podemos compartilhar os seus dados pessoais incluem outras empresas do grupo MetLife, fornecedores de TI e outros fornecedores.
É natural que seus dados sejam armazenados durante toda nossa relação comercial e eventualmente além desse período, a fim de cumprir todas as obrigações legais e/ou regulatórias a que estamos sujeitos.
Após este período, a MetLife seguirá as determinações legais e/ou regulatórias a respeito da destruição de seus dados, se reservando o direito de armazenar e tratar seus dados para viabilizar o exercício regular de direito da MetLife.
Quando continuamos a utilizar dados para fins estatísticos ou de investigação, os seus dados serão tratados sob anonimato para que não possam ser, em circunstância alguma, identificados.
Este Aviso de Privacidade pode ser alterado a qualquer momento.. Se efetuarmos alguma alteração material na forma como recolhemos os seus dados pessoais ou na forma como os utilizamos, ou compartilhamos, publicaremos um aviso das alterações de forma evidente e clara nos sites em que este Aviso de Privacidade estiver publicado.
Este Aviso de Privacidade é regido pela legislação e regulação brasileira vigentes.
Esta seção explica os seus direitos relativos aos seus dados de forma mais detalhada.
Você pode obter mais informações e conselhos sobre os seus direitos junto ao órgão regulador competente.
Reflita responsavelmente sobre o seu pedido antes de enviá-lo. Responderemos com a maior brevidade possível. Geralmente, respondemos no prazo de até quinze dias a contar da data de ciência do seu pedido, mas se o pedido exigir mais tempo para uma resposta adequada, manteremos você informado.
A fim de exercer quaisquer um de seus direitos, você deve nos contatar por meio do Canal de Atendimento LGPD (clique aqui) ou através do número de telefone 0800-746 3420 (custo de chamada local, disponível das 8:00 às 17:00, de 2ª a 6ª feira).
Os vários direitos citados, não são absolutos e estão sujeitos a certas exceções ou qualificações.
Você tem o direito de:
Você pode solicitar cópias de registros em papel e eletrônicos (incluindo chamadas gravadas, quando aplicável) que armazenamos, compartilhamos ou utilizamos. Para dar resposta ao seu pedido, podemos solicitar um comprovante de identidade e dados pessoais suficientes que nos permitam confirmar a sua identidade e localizar os dados pessoais solicitados.
Em quais situações o acesso aos dados pode ser negado?
A MetLife não fornece dados de outras pessoas além dos seus próprios. Principalmente, caso esse acesso possa afetar negativamente os direitos de outras pessoas apenas serão fornecidos dados de outras pessoas nos casos dos direitos exercidos por representantes legalmente constituídos, quando poderemos solicitar comprovação da representação legal.
Você pode realizar a correção dos seus dados pessoais a qualquer momento. Para isso, basta entrar em contato conosco através de um dos meios citados anteriormente. Seu pedido será analisado e, se concordarmos, faremos a correção em nossos registros. Se não concordarmos, iremos informá-lo sobre a negativa.
Se desejar, você poderá nos encaminhar uma declaração por escrito caso acredite que seus dados continuam incorretos em nossos registros. A declaração será incluída quando transferirmos seus dados pessoais para alguém fora da MetLife.
Caso identifique que seus dados estão incompletos, você também pode solicitar que sejam completados, através de uma declaração suplementar. Sua solicitação será validade com base nos fins aos quais seus dados são tratados.
Saiba que, em caso de correção e/ou retificação dos seus dados, notificamos quaisquer terceiros com os quais tenhamos compartilhado seus dados pessoais. Caso esse processo de notificação não seja possível ou se envolver esforços desproporcionais, é possível que não estejamos aptos a fazer ou garantir as devidas correções. Para saber mais, veja a seção “Por que necessitamos dos seus dados pessoais”.
De qual forma o titular poderá ver e corrigir os seus dados?
De forma geral, permitiremos que o titular veja os seus dados pessoais que armazenamos ou tomaremos medidas para corrigir qualquer informação incorreta, mediante solicitação por escrito pelo titular.
Devido a eventuais deveres de confidencialidade, incluindo, mas não se limitando ao sigilo profissional, poderemos não estar aptos a mostrar nada que tenhamos conhecimento relacionado com notificação de sinistro ou processo judicial.
Em que situações você pode solicitar a exclusão?
Você tem o direito de pedir que os seus dados sejam excluídos ou de se opor ao tratamento quando (“Quando podemos recusar pedidos de exclusão?”):
Caso seus dados sejam tratados por motivos específicos, incluindo o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, ou para o exercício de direitos no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais, seu pedido de exclusão pode ser negado.
Além disso, a MetLife se reserva o direito de armazenar e tratar seus dados para viabilizar o exercício regular de direito da MetLife.
Acima de tudo, se tivermos que excluir os seus dados, não estaremos aptos a fornecer nossos produtos e serviços de forma adequada, podendo acarretar o cancelamento imediato de nossos serviços, sob pena de aplicação das devidas condições contratuais de cancelamento.
Ao solicitar a exclusão de seus dados, informamos nossos parceiros aos quais foram transferidos seus dados sobre sua solicitação. Tomamos todas as medidas necessárias e razoáveis para tal, mas caso não seja possível ou se envolver esforços desproporcionais, é possível que não estejamos aptos a fazer ou garantir as devidas exclusões. Para saber mais, veja a seção “Por que necessitamos dos seus dados pessoais”.
É possível que nosso parceiro não seja obrigado ou não esteja apto a apagar seus dados. Para mais informações, veja a seção “Quando podemos recusar pedidos de exclusão”.
Quando a limitação está disponível?
Você tem o direito de limitar o tratamento dos seus dados pessoais:
A MetLife se compromete a informar aos parceiros aos quais seus dados foram transferidos sobre a limitação do tratamento.
Tomamos todas as medidas necessárias e razoáveis para tal, mas caso não seja possível ou se envolver esforços desproporcionais, é possível que não estejamos aptos a fazer ou garantir as devidas limitações.
Também o informaremos se decidirmos suspender uma limitação ao tratamento.
Quando se aplica o direito de portabilidade dos dados?
O direito de portabilidade dos dados aplica-se somente:
Podemos recusar o seu pedido de portabilidade de dados se o tratamento não atender aos critérios supra referidos. Além disso, se os dados pessoais pertencerem a mais de uma pessoa, poderemos não estar aptos a transferi-los caso esta ação prejudique os direitos da outra pessoa.
Ficam resguardados ainda os segredos comercial e industrial da MetLife e/ou terceiros, além de obrigações de confidencialidade decorrentes de contratos e/ou obrigação legal e regulatória.
Trataremos alguns de seus dados pessoais com base no seu consentimento. Se optar por revogar o seu consentimento, poderemos não estar aptos a desenvolver algumas das tarefas de que necessitamos para lhe oferecer determinados produtos ou serviços e em alguns casos, como consequência, poderemos ter de cancelar o seu produto e/ou serviço e terminar a nossa relação comercial.
Além disso, a MetLife seguirá as determinações legais e/ou regulatórias que digam respeito à privacidade de seus dados, se reservando o direito de armazenar e tratar seus dados para viabilizar o exercício regular de direito da MetLife.
Ressalvadas as situações já mencionadas neste Aviso de Privacidade, você pode se opor ao tratamento nas seguintes circunstâncias:
(a) Interesses legítimos
O titular tem o direito de se opor, por motivos relacionados com a sua situação particular, a qualquer momento, ao tratamento de quaisquer dados pessoais relativos a ele, baseados em interesses legítimos.
Se conseguirmos demonstrar motivos legítimos absolutos para o tratamento dos seus dados pessoais, que se sobreponham aos interesses do titular, direitos e liberdades, ou se necessitarmos dos dados pessoais para estabelecer, exercer ou defender processos judiciais, poderemos continuar com o tratamento. Caso contrário, devemos parar o tratamento dos dados.
(b) Marketing direto
O titular pode se opor, a qualquer momento, à utilização dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto (incluindo criação de perfis relacionados com esse marketing direto).
Você poderá cancelar o recebimento de newsletters e outras comunicações via e-mail, a qualquer momento, sem qualquer custo clicando no link “cancelar subscrição” na parte inferior da mensagem. Poderá também optar por não receber materiais de marketing da nossa parte, nos contatando através dos meios de contato apresentados neste nosso Aviso de Privacidade.
O titular tem o direito de não se sujeitar a uma decisão baseada exclusivamente no tratamento automatizado, incluindo a criação de perfis.
Tal como explicado, utilizamos soluções tecnológicas que realizam operações deste tipo. Para mais informações, acesse a seção "Por que necessitamos dos seus dados pessoais”.
Só o fazemos quando:
Temos confiança no bom funcionamento da tecnologia, mas compreendemos que nem todas as pessoas sentem-se confortáveis com decisões que são inteiramente tomadas pela tecnologia. É por isso que:
Em caso de venda de uma ou mais das nossas empresas ou gamas de produtos/serviços a terceiros, os seus dados pessoais poderão ser transferidos como parte dessa aquisição ou venda. Este terceiro poderá continuar a utilizar os seus dados pessoais para os mesmos fins, a menos que receba uma notificação em contrário. Poderemos também compartilhar os dados pessoais com potenciais compradores da nossa empresa e os seus consultores profissionais, mas iremos assegurar que esteja implementada a segurança apropriada para proteger as suas informações em tais circunstâncias.
Agência de classificação de risco de crédito
são empresas que recolhem dados pessoais relacionados com as classificações de risco de crédito de pessoas e que os disponibilizam a organizações como seguradoras e bancos.
Agências Antifraude
coletam, armazenam e compartilham dados pessoais internacionalmente sobre atividade fraudulenta conhecida e suspeita.
Corretores de seguros
encontram seguradoras que estão preparadas para oferecer coberturas de seguros em conformidade com as necessidades de um cliente.
Criação de perfis
significa qualquer forma de tratamento automatizado de dados pessoais em que os dados pessoais são utilizados para analisar ou prever determinados aspetos pessoais, como, por exemplo, a situação econômica, saúde, preferências pessoais, interesses, confiabilidade ou comportamento de uma pessoa.
Dados pessoais
são quaisquer informações pessoais relacionadas com uma pessoa que possa ser identificada, direta ou indiretamente, por referência a essas informações.
Dados sensíveis
são tipos de dados pessoais que podem demonstrar a raça, etnia, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, adesão a um sindicato, vida sexual ou orientação sexual, dados sobre a saúde e quaisquer dados genéticos ou biométricos de uma pessoa.
Parceiros de Negócio
são terceiros que nos fornecem listas de nomes e dados de contato para efeitos de marketing.
Tomada de decisões automatizadas
refere-se a decisões tomadas por análise tecnológica, incluindo criação de perfis, sem qualquer análise ou verificação por qualquer ser humano, com base no fato de a informação fornecida coincidir ou não com critérios de aceitação predefinidos.
Tratamento
significa qualquer operação ou conjunto de operações que seja realizado em dados pessoais, como a coleta, armazenamento, organização, estruturação, conservação, alteração, recuperação, consulta, utilização, divulgação, compartilhamento, exclusão ou destruição.
As informações solicitadas neste formulário são as estritamente necessárias para o adequado atendimento de sua solicitação. Os dados coletados serão mantidos apenas pelo período necessário para o exercício regular de direitos e o cumprimento de obrigações legais e regulatórias pela MetLife.
Para mais informações acesse Política de Privacidade MetLife. Para falar conosco sobre outros temas, clique aqui e verifique nossas opções de atendimento.