Política de Privacidade

A MetLife acredita veementemente na proteção da confidencialidade e da segurança dos seus dados pessoais. Nesta página, você encontrará todos os detalhes sobre como coletamos, recebemos e utilizamos dados pessoais de nossos clientes. 

O nosso Aviso de Privacidade contém alguns termos que talvez não sejam imediatamente compreensíveis. Estes termos estão catalogados no Glossário que se encontra ao final do nosso Aviso de Privacidade. Existem também hiperlinks para estes termos quando estes aparecem em azul e sublinhado no texto, exceto os termos dados pessoais e tratamento que, por serem utilizados tão frequentemente, só contém hiperlink nesta seção.

Conte sempre com nossa ajuda

Caso tenha alguma dúvida sobre nosso Aviso de Privacidade ou se precisar de maiores esclarecimentos sobre como tratamos seus dados pessoais, basta entrar em contato conosco: 

Encarregado(a) de Proteção de Dados: José Nascentes Coelho Neto 

  • Por meio do Canal de Atendimento LGPD (clique aqui). Caso você tenha solicitações referentes a outros temas não relacionados à privacidade, entre em contato conosco por aqui. 
  • Por carta endereçada ao Encarregado de Proteção de Dados, no endereço MetLife - Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1253 – 8° andar – São Paulo – SP, 04571-010
  • Contato telefônico através do número 0800 746 3420. Disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 18h. Custo de chamada local.

Quais são os seus direitos?

Detalhamos todos seus direitos, com relação aos seus dados pessoais, enquanto cliente da MetLife. 

Esteja ciente de que, como potencial cliente da MetLife, uma vez que você nos fornecer dados pessoais para uma eventual contratação de um de nossos produtos ou serviços, seus dados também poderão ser tratados por nós.

Maiores detalhes também poderão ser vistos na seção Os Direitos de Privacidade do Titular dos Dados. 

 

Destacamos, ainda, que seus direitos não são absolutos e estão sujeitos às obrigações impostas pela legislação e regulação aplicáveis.

 

Seus direitos e seus significados

Você tem o direito de receber informações claras, transparentes e compreensíveis sobre a forma como utilizamos os seus dados pessoais. Todos os detalhes sobre como a MetLife trata seus dados podem ser encontrados neste Aviso de Privacidade.

Para ter a segurança de que a MetLife trata seus dados pessoais em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), de nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, é possível solicitar acesso aos mesmos, sejam os que mantemos apenas armazenados, como os que passaram por eventual tratamento. 

Para mais informações, consulte Acesso às suas informações.

Caso identifique que seus dados pessoais estão incorretos ou incompletos, é possível altera-los. Saiba como na seção Corrigir as suas informações.

Como titular dos dados, você pode solicitar a exclusão ou remoção dos seus dados pessoais das bases da MetLife. Porém, ressaltamos que, a MetLife conta com o direito de reter os dados caso esteja sujeita às obrigações legais ou regulatórias, inclusive para continuar prestando os serviços contratados. 

Para maiores detalhes, consulte a seção Exclusão das informações.

Em determinadas situações, o titular dos dados tem o direito de “bloquear” ou de limitar o tratamento contínuo de suas informações pessoais. Quando o tratamento é limitado, continuamos armazenando as informações, mas não podemos continuar a utilizá-las. Mantemos listas de pessoas que solicitaram a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, a fim de garantir que a limitação está sendo respeitada.

Da mesma forma, o titular poderá solicitar que seus dados sejam anonimizados, bloqueados ou eliminados em caso de tratamento de dados pessoais desnecessários, excessivos ou em violação à legislação aplicável. 

Para mais informações, consulte Limitar o tratamento das suas informações.

Você tem o direito de solicitar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial.

Para mais informações, consulte Portabilidade dos seus dados pessoais.

Você tem o direito de revogar o seu consentimento para os tratamentos que têm como embasamento legal o consentimento. Para mais informações, consulte Revogação de consentimento ao tratamento.

Podemos utilizar ferramentas tecnológicas para a tomada de decisões automatizadas relacionadas ao serviço contratado. No caso de seguros, estas ferramentas são utilizadas para a análise de risco com base nas coberturas contratadas e nas informações que nos forneceu, nos ajudando a realizar tomadas de decisões adequadas, podendo, por exemplo, aprovar ou negar automaticamente pedidos com base em fatores predeterminados derivados do cálculo intrínseco à maximização da aceitação de seguros, ou gerar ofertas de conteúdos de marketing de qualquer das empresas da MetLife. Isso significa que poderemos assumir determinados pressupostos sobre produtos em que possa estar interessado e utilizá-los para enviar comunicações de marketing personalizadas e precisas, ou pode se deparar com a negativa de contratação de produtos da MetLife, como, por exemplo, seguros.

Para mais informações ou para solicitar a análise de uma decisão por uma pessoa da nossa equipe, consulte Direitos relacionados com a tomada de decisões automatizadas e a criação de perfis.

Quem somos

Quando mencionado MetLife neste Aviso de Privacidade, nos referimos conjuntamente às seguintes empresas: 

- Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A., com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Flórida, 1595, 8º andar, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 02.102.498/0001-29;

- MetLife Planos Odontológicos Ltda., com sede na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, na Rua Flórida, 1595, 5º andar, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 03.273.825/0001-78; 

- MetLife Administradora de Fundos Multipatrocinados Ltda., com sede na cidade de São Bernardo do Campo, Estado de São Paulo, na Rua José Versolato, nº 111, 9º andar, Conjuntos 921/922, Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 07.416.843/0001-12;

- Multiprev Fundo Múltiplo de Pensão, com sede na cidade de São Bernardo do Campo, Rua José Versolato, nº 111, 9º andar, Conjuntos 921/922, Centro, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 67.846.188/0001-64.

A MetLife exercerá a função de responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais.

O que sabemos sobre você?

Os dados pessoais que tratamos podem incluir, por exemplo, os seguintes elementos:

  • Nome;
  • Dados de contato, incluindo dados de e-mail e números de telefone;
  • Número da apólice de seguro ou do contrato de seu produto;
  • Dados pessoais financeiros, incluindo dados sobre a conta para débitos diretos;
  • RG, CPF;
  • Idade e/ou data de nascimento;
  • Profissão e dados sobre seu trabalho e remuneração;
  • Hobbies, atividades recreativas ou desportivas;
  • Grau de escolaridade;
  • Informações públicas disponíveis na internet, incluindo, mas não se limitando às informações compartilhadas em redes sociais;
  • Dados sensíveis – estes dados são tratados apenas pela MetLife para que possamos fornecer o produto contratado.

Como temos ciência de seus dados?

Tudo que sabemos sobre você foi primordialmente fornecido por você mesmo, no primeiro contato e enquanto permanecer como nosso cliente. Você pode nos fornecer dados pessoais em vários momentos e através de vários canais de comunicação, incluindo telefone, e-mail, formulários presentes em páginas da internet e redes sociais, mensagem de texto, carta postal e presencialmente, por exemplo, quando:

  • Solicita informações sobre, ou se propõe a contratar, um dos nossos produtos ou serviços;
  • Aceita fornecer suas informações financeiras;
  • Solicita que um corretor parceiro da MetLife o contate;
  • Participa voluntariamente de ações de marketing e pesquisa da MetLife;
  • Efetua uma alteração da apólice ou aviso de sinistro; ou
  • Efetua uma reclamação.

Além disso, poderemos receber os dados pessoais incluídos na seção O que sabemos sobre os titulares dos dados através:

  • Do seu empregador, se fornecermos coberturas de seguros, plano odontológico, previdência ou outro produto oferecido como benefício aos empregados;
  • De parceiros de negócio que nos fornecem listas de marketing que incluem os seus dados pessoais, desde que você tenha dado seu consentimento para esta utilização; ou
  • De bancos/instituições financeiras atuando como mediadores na venda de nossos produtos e serviços;
  • Outros estipulantes, ou seja, pessoa física ou jurídica que contrata apólice coletiva de seguros, investido dos poderes de representação dos segurados perante as sociedades seguradoras, nos termos da legislação e/ou regulação vigente;
  • De informações públicas disponíveis na internet, incluindo, mas não se limitando às redes sociais.

Podemos verificar seus dados pessoais para nos certificarmos de que estão corretos ou então completá-los através de terceiros, incluindo, mas não se limitando a, familiares, empregadores, prestadores de cuidados médicos, agência de classificação de risco de crédito, outras seguradoras, consultores financeiros, outros prestadores de serviços financeiros, órgãos reguladores de relações de consumo, autoridades governamentais, agências reguladoras e agências antifraude. Alguns destes terceiros podem fornecer dados sensíveis sobre você e/ou relatórios relacionados.

Por que necessitamos dos seus dados pessoais?

Podemos utilizar seus dados pessoais para, por exemplo:

  • Fornecer produtos MetLife para o titular, responsável pelo pagamento e/ou beneficiários e para atividades relacionadas com tais produtos, incluindo participações em sinistros e renovações;
  • Verificar a identidade do titular, responsável pelo pagamento e/ou beneficiários, além de cumprir com as nossas obrigações jurídicas e regulatórias;
  • Fornecer informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela MetLife;
  • Administrar a nossa relação com titular, responsável pelo pagamento e/ou beneficiários enquanto for nosso cliente, bem como para a comunicação que se fizerem necessárias;
  • Analisar, avaliar e melhorar os nossos produtos e serviços aos clientes;
  • Investigar qualquer reclamação que possa ser realizada;
  • Fornecer provas em qualquer litígio ou potencial litígio que envolva o titular, o responsável pelo pagamento e/ou os beneficiários e a nossa empresa;
  • Realizar ações de marketing direto (consulte a seção Marketing Direto);
  • Enviar notificações sobre alterações dos nossos produtos e serviços;
  • Formar os nossos colaboradores;
  • Monitorar a qualidade dos nossos produtos e serviços;
  • Assegurar que os conteúdos do nosso site são apresentados da forma eficaz para o titular e para o seu dispositivo;
  • Acrescentar de forma anônima outros dados para fins de análise e comunicação de dados;
  • Acrescentar dados pessoais de outras fontes para os fins descritos nos pontos apresentados.

Também podemos utilizar ferramentas tecnológicas para a tomada de decisões automatizadas relacionadas ao serviço contratado. No caso de seguros, estas ferramentas são utilizadas para a análise de risco com base nas coberturas contratadas e nas informações que nos forneceu, nos ajudando a realizar tomadas de decisões adequadas, podendo, por exemplo, aprovar ou negar automaticamente pedidos com base em fatores predeterminados derivados do cálculo intrínseco à maximização da aceitação de seguros, ou gerar ofertas de conteúdos de marketing de qualquer das empresas da MetLife. Isso significa que poderemos assumir determinados pressupostos sobre produtos em que possa estar interessado e utilizá-los para enviar comunicações de marketing personalizadas e precisas, ou pode se deparar com a negativa de contratação de produtos da MetLife, como, por exemplo, seguros. Se a qualquer momento entender que o tratamento automatizado que fizemos dos seus dados não se encontra correto, o titular deve nos contatar pelos meios já citados, para revermos o tratamento que efetuamos. (Consulte “Os seus direitos - Direitos relacionados com a tomada de decisões automatizada e criação de perfis".)

Tratamento de dados pessoais sensíveis

Se necessário, poderemos coletar e/ou receber dados sensíveis, incluindo dados relativos à sua saúde, origem racial ou étnica e dados biométricos. 

Esses dados são úteis para desenvolvermos análises que nos permitem oferecer nossos produtos e serviços da melhor forma. Saiba que seu consentimento para tratamento de dados sensíveis será solicitado se formos legalmente obrigados a obtê-lo. Caso não sejamos, o tratamento seguirá nossas obrigações legais e regulatórias já definidas.

Você pode não aceitar o tratamento de dados sensíveis. Mas caso isso aconteça, não estaremos aptos a realizar determinadas análises e tarefas específicas, o que pode resultar, em alguns casos, no cancelamento do produto contratado.

Base jurídica do nosso tratamento de dados pessoais não sensíveis

A base jurídica do nosso tratamento de dados pessoais não considerados dados sensíveis dependerá do motivo pelo qual tratamos as suas informações. 

Caso contrate um produto ou serviço MetLife, trataremos seus dados para oferecer a melhor solução com base na sua necessidade. 

Também podemos tratar seus dados para cumprir as nossas obrigações jurídicas, incluindo no que se refere ao combate à lavagem de dinheiro, prevenção ao terrorismo e sanções para efeitos de verificações, reclamações e investigações ou litígio.

Temos legítimo interesse em tratar os seus dados pessoais para:

  • Análise de sinistros, fixação de preços dos nossos produtos e análise de risco;
  • Subscrição e administração do produto e/ou serviço do titular e de lidar com quaisquer avisos de sinistros, o que pode incluir o compartilhamento de dados com empresas do grupo MetLife, intermediários e outros (consulte também De que forma divulgamos os seus dados pessoais);
  • Ações de comunicação e marketing direto;
  • Análise de dados pessoais, incluindo dados anônimos, que nos permitam desenvolver e direcionar o marketing dos nossos produtos e serviços;
  • Gestão ativa sobre nossa relação com o titular, e para mantê-lo atualizado a respeito dos produtos e/ou serviços contratados (por exemplo, fornecendo atualizações anuais);
  • Objetivos empresariais internos, o que pode incluir continuidade da atividade e recuperação de catástrofe, retenção/armazenamento de documentos e continuidade de serviços de TI (por exemplo, backups de segurança e serviços de assistência), para assegurar a qualidade dos produtos e serviços que lhe fornecemos;
  • Transações empresariais (consulte também a seção abaixo, De que forma tratamos os dados pessoais em uma venda);
  • Análise da carteira de clientes e estudos sobre a experiência do cliente, mantendo o anonimato do titular a fim de melhorar os produtos e serviços que oferecemos aos clientes.

Se você nos tiver dado permissão para o fazer, iremos utilizar dados pessoais que nos permitam fornecer informações sobre produtos, ofertas especiais e serviços que possam ser do interesse do mesmo. 

Procuraremos sempre obter o consentimento do titular para tratar dados pessoais quando formos juridicamente obrigados a fazê-lo.

Cookies

Para maiores informações sobre como utilizamos cookies, clique aqui.

De que forma compartilhamos os seus dados pessoais

Seus dados poderão ser compartilhados com outras empresas do grupo MetLife para:

  • Nos ajudar a avaliar a contratação de produtos e/ou serviços MetLife;
  • Nos ajudar a administrar o produto e/ou serviço MetLife e validar participações de sinistros e outras transações;
  • Confirmar ou corrigir os dados que possuímos sobre você;
  • Prevenir fraude, a lavagem de dinheiro, o terrorismo e outros crimes através da verificação dos dados que possuímos sobre você;
  • Realizar estudos;
  • Realizar auditorias;
  • Cumprir a lei, por meio, por exemplo, do compartilhamento dos seus dados pessoais com a polícia ou agências de combate à fraude sempre que necessário para prevenir a fraude;
  • Fornecer-lhe informações sobre a MetLife, nossos produtos, e ofertas especiais e serviços que possam ser de seu interesse;
  • Concretizar outros objetivos empresariais, como o desenvolvimento de produtos e a administração do site;
  • Exercício regular de direito da MetLife.

Seus dados também poderão ser compartilhados com parceiros comerciais ou terceiros que nos ajudam a oferecer nossos produtos e serviços, como:

  • Para cumprir as leis ou regras de qualquer órgão regulador cujas regras se apliquem à MetLife;
  • Agência de classificação de risco de crédito, polícia, agências de relatórios sobre consumidores e agências antifraude para verificar a sua identidade, histórico de crédito e se a existência de registro criminal para tratarmos um pedido ou notificação de sinistro;
  • Outras seguradoras e prestadores de serviços financeiros para, por exemplo, prevenir e detectar eventuais fraudes ou discrepâncias em relação aos produtos e/ou serviços contratados, além de eventuais sinistros;
  • Administradores terceiros que nos ajudam na gestão do seu produto e/ou serviço MetLife, bem como qualquer aviso de sinistro relacionado ao seu produto e/ou serviço MetLife;
  • Empresas que imprimem e distribuem correspondências relativas ao produto e/ou serviço MetLife, incluindo correspondências promocionais, bem como com empresas que realizam ações de marketing em nosso nome;
  • Resseguradoras que ajudam a gerir a nossa atividade e a reduzir os riscos associados às apólices de seguros subscritas;
  • Corretores de seguros que realizam o suporte e atendimento para você, para que possam lhe aconselhar e oferecer os seus serviços;
  • Parceiros comerciais que intermediam a venda dos nossos produtos e serviços;
  • Profissionais de saúde, incluindo médicos e centros de saúde, para análise de risco e avaliação do sinistro;
  • Estipulante responsável pela contratação do seu produto a fim de analisar a utilização do serviço e comprovar a prestação do serviço contratado.

Quando compartilhamos os seus dados pessoais com terceiros que realizam serviços comerciais por nós, trabalhamos para que tomem medidas adequadas para proteger os seus dados pessoais e que os utilizem apenas para efeitos de prestação desses serviços. 

Outros motivos pelos quais podemos compartilhar seus dados incluem:

  • Prestar o serviço contratado por você;
  • Proteger os direitos, a propriedade ou a segurança da MetLife, dos nossos clientes ou de terceiros;
  • Cumprir determinação judicial, legal e/ou regulatória; e
  • Fornecer dados pessoais por determinação de órgãos governamentais/reguladores.

De que forma protegemos os dados pessoais dos titulares?

A segurança e a confidencialidade dos seus dados são de extrema importância para nós. Implementamos medidas de segurança técnica, administrativa e física para:

  • Proteger os seus dados pessoais contra acesso não autorizado e utilização indevida;
  • Proteger os nossos sistemas de TI e informações; e
  • Garantir que estamos aptos a restaurar os seus dados, caso tenham sido corrompidos ou perdidos numa situação de recuperação de catástrofe.

Quando apropriado, utilizamos encriptação ou outras medidas de segurança que consideramos apropriadas para proteger os seus dados pessoais. Também revemos regularmente os nossos procedimentos de segurança para determinar a necessidade de métodos mais atuais e novas tecnologias adequadas. No entanto, apesar dos nossos esforços, nenhuma medida de segurança é sempre perfeita ou impenetrável.

Marketing direto

Você pode receber comunicações de marketing sobre produtos e serviços MetLife, bem como ofertas especiais que acreditamos serem de seu interesse. Caso tenhamos seus e-mail, as comunicações serão enviadas através dele, mas também podemos usar outros métodos, caso tenhamos seu consentimento. 

Se você não quiser receber essas comunicações, nossos e-mails contam com a opção de “cancelar subscrição”. Basta selecioná-la. Você também pode entrar em contato por meio do Canal de Atendimento LGPD (clique aqui) e no campo “Qual a sua solicitação?” selecionar a opção “Interrupção de Comunicações de Marketing da MetLife”. Ou ainda, através do 0800-746 3420 (custo de chamada local, disponível das 08h ás 17h, de 2° a 6° feira) para informar que não deseja receber nossas comunicações de marketing. 

Para onde transferimos os seus dados?

Podemos transferir os seus dados pessoais para outros países, respeitando a legislação e/ou regulação vigentes. 

Quando transferimos dados pessoais ou os compartilhamos com outras entidades no exterior, asseguraremos que todas as partes concordam em protegê-los contra utilização indevida ou divulgação, em conformidade com a legislação e/ou regulação vigentes aplicáveis. As empresas com as quais podemos compartilhar os seus dados pessoais incluem outras empresas do grupo MetLife, fornecedores de TI e outros fornecedores.

Durante quanto tempo iremos armazenar os dados pessoais dos titulares?

É natural que seus dados sejam armazenados durante toda nossa relação comercial e eventualmente além desse período, a fim de cumprir todas as obrigações legais e/ou regulatórias a que estamos sujeitos. 

Após este período, a MetLife seguirá as determinações legais e/ou regulatórias a respeito da destruição de seus dados, se reservando o direito de armazenar e tratar seus dados para viabilizar o exercício regular de direito da MetLife. 

Quando continuamos a utilizar dados para fins estatísticos ou de investigação, os seus dados serão tratados sob anonimato para que não possam ser, em circunstância alguma, identificados.

Como você saberá se alteramos esse Aviso de Privacidade?

Este Aviso de Privacidade pode ser alterado a qualquer momento.. Se efetuarmos alguma alteração material na forma como recolhemos os seus dados pessoais ou na forma como os utilizamos, ou compartilhamos, publicaremos um aviso das alterações de forma evidente e clara nos sites em que este Aviso de Privacidade estiver publicado.

Legislação aplicável

Este Aviso de Privacidade é regido pela legislação e regulação brasileira vigentes.

Os direitos de Privacidade do Titular dos Dados

Esta seção explica os seus direitos relativos aos seus dados de forma mais detalhada. 

Você pode obter mais informações e conselhos sobre os seus direitos junto ao órgão regulador competente. 

Reflita responsavelmente sobre o seu pedido antes de enviá-lo. Responderemos com a maior brevidade possível. Geralmente, respondemos no prazo de até quinze dias a contar da data de ciência do seu pedido, mas se o pedido exigir mais tempo para uma resposta adequada, manteremos você informado. 

A fim de exercer quaisquer um de seus direitos, você deve nos contatar por meio do Canal de Atendimento LGPD (clique aqui) ou através do número de telefone 0800-746 3420 (custo de chamada local, disponível das 8:00 às 17:00, de 2ª a 6ª feira). 

Os vários direitos citados, não são absolutos e estão sujeitos a certas exceções ou qualificações. 

Acesso às suas informações

Você tem o direito de:

  • Receber confirmação da nossa parte de que os seus dados pessoais estão sendo tratados;
  • Acessar os dados pessoais que lhe digam respeito.

Você pode solicitar cópias de registros em papel e eletrônicos (incluindo chamadas gravadas, quando aplicável) que armazenamos, compartilhamos ou utilizamos. Para dar resposta ao seu pedido, podemos solicitar um comprovante de identidade e dados pessoais suficientes que nos permitam confirmar a sua identidade e localizar os dados pessoais solicitados.

Em quais situações o acesso aos dados pode ser negado? 

A MetLife não fornece dados de outras pessoas além dos seus próprios. Principalmente, caso esse acesso possa afetar negativamente os direitos de outras pessoas apenas serão fornecidos dados de outras pessoas nos casos dos direitos exercidos por representantes legalmente constituídos, quando poderemos solicitar comprovação da representação legal. 

Corrigir as suas informações

Você pode realizar a correção dos seus dados pessoais a qualquer momento. Para isso, basta entrar em contato conosco através de um dos meios citados anteriormente. Seu pedido será analisado e, se concordarmos, faremos a correção em nossos registros. Se não concordarmos, iremos informá-lo sobre a negativa. 

Se desejar, você poderá nos encaminhar uma declaração por escrito caso acredite que seus dados continuam incorretos em nossos registros. A declaração será incluída quando transferirmos seus dados pessoais para alguém fora da MetLife.

Caso identifique que seus dados estão incompletos, você também pode solicitar que sejam completados, através de uma declaração suplementar. Sua solicitação será validade com base nos fins aos quais seus dados são tratados. 

Saiba que, em caso de correção e/ou retificação dos seus dados, notificamos quaisquer terceiros com os quais tenhamos compartilhado seus dados pessoais. Caso esse processo de notificação não seja possível ou se envolver esforços desproporcionais, é possível que não estejamos aptos a fazer ou garantir as devidas correções. Para saber mais, veja a seção “Por que necessitamos dos seus dados pessoais”.

De qual forma o titular poderá ver e corrigir os seus dados? 

De forma geral, permitiremos que o titular veja os seus dados pessoais que armazenamos ou tomaremos medidas para corrigir qualquer informação incorreta, mediante solicitação por escrito pelo titular. 

Devido a eventuais deveres de confidencialidade, incluindo, mas não se limitando ao sigilo profissional, poderemos não estar aptos a mostrar nada que tenhamos conhecimento relacionado com notificação de sinistro ou processo judicial.

Exclusão das informações

Em que situações você pode solicitar a exclusão? 

Você tem o direito de pedir que os seus dados sejam excluídos ou de se opor ao tratamento quando (“Quando podemos recusar pedidos de exclusão?”):

  • Os dados pessoais já não são necessários para o objetivo para o qual foram originalmente coletados/tratados; 
  • Retira o consentimento (quando anteriormente concedido e exigido por nós para tratar esses dados) e este é o embasamento legal para o tratamento dos dados; 
  • Se opuser ao tratamento, havendo fundamento para essa oposição; 
  • Estivermos tratando os seus dados pessoais de uma forma que infrinja a legislação vigente aplicável; 
  • Os dados pessoais devem ser apagados em cumprimento de uma obrigação judicial, legal e/ou regulatória.

Quando podemos recusar pedidos de exclusão?

Caso seus dados sejam tratados por motivos específicos, incluindo o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, ou para o exercício de direitos no âmbito de processos judiciais, administrativos ou arbitrais, seu pedido de exclusão pode ser negado. 

Além disso, a MetLife se reserva o direito de armazenar e tratar seus dados para viabilizar o exercício regular de direito da MetLife.

Acima de tudo, se tivermos que excluir os seus dados, não estaremos aptos a fornecer nossos produtos e serviços de forma adequada, podendo acarretar o cancelamento imediato de nossos serviços, sob pena de aplicação das devidas condições contratuais de cancelamento.

A MetLife comunica seus parceiros sobre pedidos de exclusão?

Ao solicitar a exclusão de seus dados, informamos nossos parceiros aos quais foram transferidos seus dados sobre sua solicitação. Tomamos todas as medidas necessárias e razoáveis para tal, mas caso não seja possível ou se envolver esforços desproporcionais, é possível que não estejamos aptos a fazer ou garantir as devidas exclusões. Para saber mais, veja a seção “Por que necessitamos dos seus dados pessoais”. 

É possível que nosso parceiro não seja obrigado ou não esteja apto a apagar seus dados. Para mais informações, veja a seção “Quando podemos recusar pedidos de exclusão”.

Limitar o tratamento das suas informações

Quando a limitação está disponível? 

Você tem o direito de limitar o tratamento dos seus dados pessoais:

  • Quando discorda da exatidão das informações, neste caso, temos de limitar o tratamento até termos verificado a exatidão das informações; 
  • Quando o tratamento é ilegal e se opõe a exclusão e solicita em seu lugar a limitação; 
  • Se já não tivermos necessidade dos dados pessoais, mas ainda sejam necessários para o exercício regular de direito da MetLife; ou 
  • Em caso de oposição ao tratamento nas circunstâncias descritas no parágrafo a) de “Revogação do consentimento ao tratamento” e estivermos avaliando se esses interesses devem ser priorizados.

A MetLife comunica a limitação de tratamento aos seus parceiros?

A MetLife se compromete a informar aos parceiros aos quais seus dados foram transferidos sobre a limitação do tratamento. 

Tomamos todas as medidas necessárias e razoáveis para tal, mas caso não seja possível ou se envolver esforços desproporcionais, é possível que não estejamos aptos a fazer ou garantir as devidas limitações. 

Também o informaremos se decidirmos suspender uma limitação ao tratamento.

Portabilidade dos seus dados pessoais

Quando se aplica o direito de portabilidade dos dados? 

O direito de portabilidade dos dados aplica-se somente: 

  • a dados pessoais que o titular nos tenha fornecido (ou seja, a nenhuma outra informação);
  • quando o tratamento se baseia no seu consentimento ou se destina à execução de um contrato; e
  • quando o tratamento é realizado por meios automatizados.

Quando podemos recusar pedidos de portabilidade de dados?

Podemos recusar o seu pedido de portabilidade de dados se o tratamento não atender aos critérios supra referidos. Além disso, se os dados pessoais pertencerem a mais de uma pessoa, poderemos não estar aptos a transferi-los caso esta ação prejudique os direitos da outra pessoa. 

Ficam resguardados ainda os segredos comercial e industrial da MetLife e/ou terceiros, além de obrigações de confidencialidade decorrentes de contratos e/ou obrigação legal e regulatória.

Revogação de Consentimento ao tratamento

Trataremos alguns de seus dados pessoais com base no seu consentimento. Se optar por revogar o seu consentimento, poderemos não estar aptos a desenvolver algumas das tarefas de que necessitamos para lhe oferecer determinados produtos ou serviços e em alguns casos, como consequência, poderemos ter de cancelar o seu produto e/ou serviço e terminar a nossa relação comercial. 

Além disso, a MetLife seguirá as determinações legais e/ou regulatórias que digam respeito à privacidade de seus dados, se reservando o direito de armazenar e tratar seus dados para viabilizar o exercício regular de direito da MetLife.

Ressalvadas as situações já mencionadas neste Aviso de Privacidade, você pode se opor ao tratamento nas seguintes circunstâncias: 

(a) Interesses legítimos 

O titular tem o direito de se opor, por motivos relacionados com a sua situação particular, a qualquer momento, ao tratamento de quaisquer dados pessoais relativos a ele, baseados em interesses legítimos.

Se conseguirmos demonstrar motivos legítimos absolutos para o tratamento dos seus dados pessoais, que se sobreponham aos interesses do titular, direitos e liberdades, ou se necessitarmos dos dados pessoais para estabelecer, exercer ou defender processos judiciais, poderemos continuar com o tratamento. Caso contrário, devemos parar o tratamento dos dados. 

(b) Marketing direto

O titular pode se opor, a qualquer momento, à utilização dos seus dados pessoais para efeitos de marketing direto (incluindo criação de perfis relacionados com esse marketing direto). 

Você poderá cancelar o recebimento de newsletters e outras comunicações via e-mail, a qualquer momento, sem qualquer custo clicando no link “cancelar subscrição” na parte inferior da mensagem. Poderá também optar por não receber materiais de marketing da nossa parte, nos contatando através dos meios de contato apresentados neste nosso Aviso de Privacidade.

Tomada de decisões automatizadas e criação de perfis

O titular tem o direito de não se sujeitar a uma decisão baseada exclusivamente no tratamento automatizado, incluindo a criação de perfis. 

Tal como explicado, utilizamos soluções tecnológicas que realizam operações deste tipo. Para mais informações, acesse a seção "Por que necessitamos dos seus dados pessoais”. 

Só o fazemos quando:

  • O mesmo é necessário para celebrar, ou executar, um contrato entre nós; e/ou
  • Obtivemos o consentimento explícito do titular para o fazer para estes fins.

Temos confiança no bom funcionamento da tecnologia, mas compreendemos que nem todas as pessoas sentem-se confortáveis com decisões que são inteiramente tomadas pela tecnologia. É por isso que:

  • O titular pode solicitar intervenção humana, para isso basta nos comunicar sobre as suas preocupações e contestar a decisão se considerar que a nossa solução tecnológica fez uma interpretação incorreta.

De que forma tratamos os dados pessoais na venda de uma empresa?

Em caso de venda de uma ou mais das nossas empresas ou gamas de produtos/serviços a terceiros, os seus dados pessoais poderão ser transferidos como parte dessa aquisição ou venda. Este terceiro poderá continuar a utilizar os seus dados pessoais para os mesmos fins, a menos que receba uma notificação em contrário. Poderemos também compartilhar os dados pessoais com potenciais compradores da nossa empresa e os seus consultores profissionais, mas iremos assegurar que esteja implementada a segurança apropriada para proteger as suas informações em tais circunstâncias.

A

Agência de classificação de risco de crédito

são empresas que recolhem dados pessoais relacionados com as classificações de risco de crédito de pessoas e que os disponibilizam a organizações como seguradoras e bancos. 

Agências Antifraude

coletam, armazenam e compartilham dados pessoais internacionalmente sobre atividade fraudulenta conhecida e suspeita.

C

Corretores de seguros

encontram seguradoras que estão preparadas para oferecer coberturas de seguros em conformidade com as necessidades de um cliente. 

Criação de perfis

significa qualquer forma de tratamento automatizado de dados pessoais em que os dados pessoais são utilizados para analisar ou prever determinados aspetos pessoais, como, por exemplo, a situação econômica, saúde, preferências pessoais, interesses, confiabilidade ou comportamento de uma pessoa.

D

Dados pessoais

são quaisquer informações pessoais relacionadas com uma pessoa que possa ser identificada, direta ou indiretamente, por referência a essas informações. 

Dados sensíveis

são tipos de dados pessoais que podem demonstrar a raça, etnia, opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, adesão a um sindicato, vida sexual ou orientação sexual, dados sobre a saúde e quaisquer dados genéticos ou biométricos de uma pessoa.

P

Parceiros de Negócio

são terceiros que nos fornecem listas de nomes e dados de contato para efeitos de marketing.

T

Tomada de decisões automatizadas

refere-se a decisões tomadas por análise tecnológica, incluindo criação de perfis, sem qualquer análise ou verificação por qualquer ser humano, com base no fato de a informação fornecida coincidir ou não com critérios de aceitação predefinidos. 

Tratamento

significa qualquer operação ou conjunto de operações que seja realizado em dados pessoais, como a coleta, armazenamento, organização, estruturação, conservação, alteração, recuperação, consulta, utilização, divulgação, compartilhamento, exclusão ou destruição.

Direitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD

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